Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Forças-Tarefas > Força-Tarefa Biguá
Início do conteúdo da página

Força-tarefa Biguá

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 12h30 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 12h06 | Acessos: 522

A Brigada de Infantaria Paraquedista, integrante da Força de Atuação Estratégica do Exército Brasileiro, realizou em 2013 o inicio do adestramento e formação da Força Tarefa Biguá (FT Biguá), preparando-se para as mais diversas operações em zona de lançamento (ZL) aquática, adequando-se às necessidades geográficas brasileiras.

Coube ao 27 BI Pqdt a seleção, o treinamento e a extensa preparação que vem sendo realizada no âmbito da Brigada para operações de selva na região amazônica, onde as zonas de lançamento terrestres são escassas e os rios e lagos tornam-se uma valiosa opção para infiltração dos militares paraquedistas.

A realização do salto em massa d’água, até então realizado somente por tropas especiais como a Companhia de Precursores e as unidades de Forças Especiais, requer uma série de adequações doutrinárias e de material. Na Brigada de Infantaria Paraquedista coube aos precursores a realização de uma série de testes e adequações no equipamento, resultando no surgimento de uma doutrina neste tipo de operação, e ao 27 a execução com tropa.

As formas de condução do equipamento individual, a própria operação da ZL e a reorganização na cabeça de praia foram repensados e as conclusões repassadas à tropa durante o treinamento que antecedeu a missão e que foi realizado no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

                                           2011 - 2018 | 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista - Todos os direitos reservados | CONTATO.